sábado, 27 de Abril de 2024  08:10
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
14-12-2010

“Ninho de Ciência” desperta gosto pela ciência no 1º ciclo do ensino básico.


Balanço positivo ao programa “Ninho de Ciência” que percorreu as escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Estarreja. ...

Balanço positivo ao programa “Ninho de Ciência” que percorreu as escolas do 1º ciclo do ensino básico do concelho de Estarreja. José Matos, da Associação de Física da Universidade de Aveiro, passou pelas escolas para falar às crianças sobre o tema “À conquista do Ar”. O programa contemplou a realização de um total de 29 sessões nas várias escolas do concelho. Uma actividade anual promovida pela autarquia dedicada aos alunos dos 3º e 4º anos.

Ao longo de uma hora, de forma simples, lúdica e com uma linguagem divertida, José Matos explica à turma “conceitos básicos sobre ciência”. No final da última sessão, em Fermelã, mostrou-se satisfeito com os encontros. “Notamos que é preciso uma linguagem mais simples e cuidado com o tipo de conceitos que usamos. Pessoalmente tenho gosto imenso em trabalhar com estas idades”, revela o professor.

As primeiras aulas realizaram-se na EBI de Pardilhó. Fernanda Farinhas, professora do 1º ciclo há 33 anos, revela que os alunos mostram interesse pelas actividades. “Estas actividades já decorrem há uns anos. Eu própria aprendo com estas acções. Ensina de forma lúdica e dá ensinamento a sério”, revela aquela docente.

O recurso a objectos como o helicóptero telecomandado a voar em plena sala de aula ou o pássaro de corda que rodopia por cima das cabeças dos alunos ajudam a cativar as crianças para promover o gosto pela Ciência, tornando-a mais próxima, apelativa e compreensível. Para o vereador, João Alegria, este é um modelo a seguir. “Para além de enriquecer o conhecimento é importante que os mais pequenos percebam e que experimentalmente criem gosto pelas expressões científicas”, justifica o vereador do pelouro da educação.

Criado em 2004, o programa Ninho de Ciência serve para “sensibilizar os mais pequenos para as noções de ciência e para que eles apreendam e se apercebam dos conceitos e da sua importância no nosso dia a dia e que, muitas vezes, nem nos damos conta”.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®